segunda-feira, 25 de agosto de 2008

TURMA DO PAULO

Praia da Almada - anos 70
Ainda não havia estrada na Almada e Paulo Zanettine já freqüentava a praia. Conhecidos como a turma do Paulo, um grupo de aproximadamente vinte jovens transformava a comunidade da Almada naqueles tempos. Eram estudantes aventureiros em férias e ficavam acampados por mais de vinte dias no rancho do Luiz, filho do seu Careca, dono do barco Mar da Galiléia, já descrito em matéria anterior.
Aproximadamente cinqüenta por cento do grupo eram mulheres, e diziam somente amigos, ninguém namorava ninguém, perfeito para os jovens da praia. Nomes como Patrícia, Ester e Rita de Cássia enlouqueciam os jovens da época como símbolo de beleza e são lembradas até hoje em conversas entre os atuais pais de família da praia.
O grupo era liderado por Paulo e freqüentaram a praia por mais de quatro temporadas. Qualquer problema com os estudantes quem respondia era ele, mas isso raramente acontecia. Afinal de contas, era ele quem trazia mulher diferente para a praia, era tratado como um Deus pela rapaziada.
As meninas simpatizavam muito com o modo de vida caiçara, mas não tenho relatos de grandes paixões.
Paulo Zanettine é hoje um dos maiores arqueólogos do Brasil, um dos poucos do grupo que freqüenta a praia até hoje. Possui uma casa com vista para a Praia Brava e tem dois filhos. Há pouco tempo reuniu toda a comunidade para assistir uma apresentação de fotos dos tempos de sua turma. Alguns moradores sentiram saudades daqueles tempos onde imperava a camaradagem e as terras não tinham cercas.
No final da apresentação ele perguntou a todos que rumo deveria dar para este lugar. Gostaria de dizer que ele já faz parte desta comunidade e que em vez de perguntar a vocês, deveria dizer para nós. Você já é um Almadense e seus filhos gêmeos também.

Nenhum comentário: