sábado, 9 de agosto de 2008

ALMADA X PICINGUABA

PRAIA DA ALMADA – ANOS 80


O bairro da Almada sempre viveu uma rivalidade com a Vila da Picinguaba. Hoje isso praticamente acabou, mas na década de oitenta era visível a todos.
Benefícios como telefone, asfalto, luz elétrica e transporte coletivo chegaram primeiro a Vila de Picinguaba, por ser mais povoada e por vontade de alguns políticos influentes com casas de veraneio na vila.
No futebol não era diferente. Jogávamos duas vezes ao ano. A primeira partida era antes do Natal na Vila da Picinguaba. E a segunda na praia da Almada, antes do reveillon.
Sobre essas partidas vou ter muitas historias para contar.
Eu ainda não jogava de tão pequeno que era, ficava a beira do campo (praia) torcendo e paquerando as meninas que vinham a Almada com os jogadores nos barcos de pesca.
O técnico da Almada era o Russo, meu irmão. Raramente ganhávamos e dessa vez não estava sendo diferente. Acabamos o primeiro tempo perdendo de seis a um. Após um desentendimento com o grupo, os jogadores Tiago e Antenor, “os dois melhores da Almada” decidiram que não voltariam mais, tiraram á camisa e penduraram na amendoeira que servia de vestiário para os jogadores. O comentário foi geral. Se com os dois virou perdendo de seis, sem eles será dose.
Foi nesse momento que Gerson e Tael juntaram-se ao Russo e combinaram que aqueles dois não estavam fazendo falta, e lutariam até o fim para mudar o placar do jogo.
Foi um espetáculo! Ao perceber que seria possível, todos na praia começaram a apoiar com gritos os Almadenses e vaias aos adversários.
O jogo virou e Almada empatou por sete a sete. Não ganhamos, mas matamos dois coelhos com uma só cajadada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho uma foto muito ba da praia de almada, como faço pra entrar?