quarta-feira, 13 de agosto de 2008

RIVALIDADE COM RESPEITO

As partidas de futebol entre Almada e Picinguaba duraram mais de uma década. As ultimas foram comandadas por jogadores da minha geração.
Era o grande acontecimento do ano. Logo cedo um grupo de jogadores munidos de facão e botas rumava para o bambuzal para cortar as traves. Uma parte da praia era demarcada para a partida. Ficávamos no aguardo do adversário que vinha em comitiva de barcos. Misturavam mulheres, crianças e jogadores, era uma farra geral. Chegavam todos juntos para impressionar, e impressionavam!!!
Nas partidas realizadas na Picinguaba era a mesma coisa, no nosso caso era um barco, não tínhamos tanta gente e as mulheres não tinham o habito de nos acompanhar.
Nessa época as partidas eram bastante equilibradas. Os jogos continuavam mais quentes que nunca, mas sempre imperou o respeito. A rivalidade nunca saiu do campo. Ao termino das partidas os vencedores ficavam calados. Isso acontecia na Picinguaba e na Almada. Valia o dito popular. “Galo em terreiro vizinho, vira franga”. Mesmo vencendo não se permitia comemorar em terreno alheio.
Em torneios realizados em bairros vizinhos era normal acontecer partidas entre estes rivais, mas o calor e a determinação não eram os mesmos. Partidas boas mesmo aconteciam na Almada e na Picinguaba.
Em 2006 fizemos a ultima partida na Almada, mas poucos jogadores da Almada compareceram, estavam todos trabalhando. Uma partida tranqüila, de amigos, sem rivalidade, sinal de novos tempos.


Nenhum comentário: