quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O ESTATUTO ESTA AQUI MARCÃO!!!


PRAIA DA ALMADA – ANOS 80

A primeira vez que ouvi falar em estatuto foi pela voz do Marcão. As primeiras reuniões da associação dos moradores não tinham tesoureiro, secretario muito menos livro de ata. O presidente era eleito pelos presentes e partir deste momento passava a representar o bairro.
Nesses tempos as reuniões eram calorosas. Muito mais animadas que hoje, por pouco não se chegava às vias de fatos. Foi numa dessas reuniões calorosas que Marcão, ex proprietário de uma casa na Almada, já sabendo que não havia estatuto, levantou-se, sem pedir a palavra, com autoridade de um forasteiro e falou em bom tom para todos: Eu quero saber cadê o estatuto desse bairro? Ficamos todos pasmos com a pergunta. Um olhando pro outro sem saber de que estava falando. Ele aproveitou o silencio e refez a pergunta em tom mais alto ainda.
Foi nesse momento que levantou da cadeira Luizão “im memorian”. Homem negro, forte, muito adorado e respeitado, saudoso para todos na comunidade. Levantou a manga da camisa dobrou o braço e bateu com a outra mão no seu bíceps, fazendo estalar a cada batida na pele negra. E Disse: O estatuto esta aqui, Marcão!!! Continuou batendo e falando: O estatuto esta nos braços de cada morador que luta por esse bairro e se você quiser, arregace a manga de sua camisa e trabalhe junto com a gente para melhorar essa comunidade.
Marcão surpreso com a atitude arregalou os olhos, e ficou em silêncio. Não sabia se sentava ou se ia embora. Optou pela segunda escolha.
Até hoje quando alguém bate com força no braço sempre tem um que fala. O estatuto está aqui Marcão!!!


Nenhum comentário: