quinta-feira, 3 de julho de 2008

PESCAR OU ESTUDAR

Acordar ás quatro e meia da manha, andar quatro quilômetros, pegar ônibus para ir á escola, não era tarefa fácil para um adolescente. Mas foi a opção que fiz quando meu pai perguntou se queria estudar ou pescar. Numa família de oito irmãos, somente eu e o Gerson optamos pelo estudo. Os demais preferiram pescar. Independência financeira, seguir o oficio dos pais e chegar a mestre de barcos eram motivos que levaram a opção pela pesca.
Acordava ainda escuro na companhia de um radio AM de seis faixas, a pilha, ainda não havia luz elétrica. Nho Giba era apresentador da Radio Costa Azul e transmitia um programa de musica sertaneja das quatro as seis da manhã. Eu tomava café ao som de sucessos que até hoje tocam nas rádios. Entre elas estão, Telefone Mudo, de Chitãzinho e Xororó e As Andorinhas de Milionário e José Rico, musicas que me trazem o passado de volta.
Nas caminhadas, tinha a companhia do Duque, um cachorro vira-latas do “Seo” Jonas, antigo morador da Almada. Acompanhava-me até a rodovia, só voltava quando o ônibus sumia na curva da Rio Santos.
A volta também não era fácil, caminhar quatro quilômetros com sol na cabeça, fome, e ainda metido a bom moço, ajudava moradores a carregar sacos de compras quando desciam do ônibus.
Fiz este percurso sozinho durante dois anos, quinta e sexta série. Nesse ano trilhava no céu o famoso Cometa Halley. Todos falavam que era imenso, foi uma grande decepção olhar para o céu e ver uma coisa minúscula, mal dava para ver a calda. Ainda assim posso dizer a todos que vi o famoso cometa.
Somente na sétima série tive a companhia do Joel, hoje formado em contabilidade. O Duque continuava com a gente, já um pouco velho, não ia até o final.
Numa dessas caminhadas, vimos á beira da estrada buracos enormes, um pouco mais a frente um monte de postes estavam empilhados. Olhamos um para o outro, sem acreditar que a luz finalmente estava chegando.
Na oitava serie, tivemos como companheiros, Agnaldo e Marcelo,
No primeiro colegial, começamos fazer o percurso de ônibus saindo da praia. Tudo ficou mais fácil, podíamos acordar um pouco mais tarde. Vários alunos começaram a estudar, diminuindo a quantidade de pescadores na Almada.


Nenhum comentário: