terça-feira, 1 de julho de 2008

FOLIA DE REIS


Dia 06 de janeiro é o tradicional dia da Folia de Reis. Até meados dos anos 90 todos no bairro se reuniam para festejar. Mais uma tradição esquecida pela comunidade. Até essa época era só morador local, não existiam brigas e todos se respeitavam.
Após uma briga entre pessoas não pertencente á Almada, “de outro estado” a Folia de Reis acabou.
Enquanto durou foi muito divertido, todos se reuniam à noite na praia, acompanhados pelos foliões, para um ensaio das musicas. Em seguida saiamos de casa em casa cantando. A idéia é pegar os moradores de surpresa, acordando-os com as cantorias. Todos se reúnem na casa, conversam, contam histórias e bebem uma cachacinha oferecida pelo anfitrião. Em seguida saem pela noite, em busca de outra casa.
Numa dessas festas estávamos na casa do pescador Domingos, já era tarde da noite, todos queriam descer o morro, para fazer o encerramento na praia. Dinga, o tocador do guizo, teve a idéia de tocar na casa do Seo Valério, que ficava mais ou menos 500 metros dali. Norival “in memóriam” tocador de viola e maestro da folia, já gritou. - NÃO ADIANTA IR LÁ QUE NÃO TEM PINGA!!!! Dinga insistiu e convenceu todos, Norival mesmo contrariado acompanhou.
Cantaram na casa do “Seo” Valério que, surpreso com a cantoria, acordou, esperou acabar, chamou todos para a sala e na hora oportuna disse: “Olha pessoal não sabia que vocês vinham, não comprei nenhuma cachacinha.” Norival não se conteve e disse para todo mundo ouvir. NÃO FALEI DINGA, NÃO FALEI QUE NÃO TINHA PINGA!!!!!

Nenhum comentário: