terça-feira, 17 de junho de 2008

SERTÃO DO UBATUMIRIM

Sertão do Ubatumirim


Estive no ultimo fim-de-semana no bairro do Sertão do Ubatumirim, lugar onde as
pessoas ainda vivem como antigamente. Casas sem muros, quintais com arvores frutíferas a espera dos pássaros que vêm trocar as frutas deliciosas por seu canto. Seus hábitos de vida pouco mudaram com a chegada do “tal progresso”, ainda podemos cruzar com pessoas andando a cavalo, carregando uma ferramenta para o trabalho na lavoura ou uma boa conversa entre vizinhos e familiares ao fim da tarde.
Local onde mora a família do “seo” Agricio, família centenária, com muitas histórias para contar. Na época da rebelião dos presos na Ilha Anchieta , em 1952, muitas famílias acolheram os fugitivos em suas casas dando abrigo e comida, colecionam daí algumas histórias.
Lugar de natureza bastante generosa, são inúmeras as cachoeiras, cada uma mais bonita que a outra, em destaque a cachoeira do Tombador, a 3,5 km da Escola municipal. Não é fácil encontra-la, mas uma boa conversa com os moradores é a dica para chegar lá e conferir a beleza daquele lugar. Vale lembrar que são estradas de terra, se for em carro baixo, como celta, palio ou outro do gênero é melhor parar aproximadamente a 1,5 da cachoeira do Tombador ,deixar a preguiça de lado e fazer o restante do percurso a pé, que também é um passeio maravilhoso, além de fazer muito bem a saúde e ao espírito. Nada como uma caminhada num lugar de natureza quase intocada, para no final encontrar uma das cachoeiras mais bonitas de Ubatuba, arrisco-me a falar que é a cachoeira mais bonita do Brasil.
O bairro tem como ponto base a escolinha e o ponto final de ônibus, onde termina a estrada asfaltada, distante a 3,5 km da Rio - Santos.
Existem ainda estradas sem asfalto que facilitam o transporte da banana, produto bastante cultivado por moradores do bairro. Para quem gosta do turismo de aventura, jipes e motos, o lugar também é especial, com direito a banho de cachoeira no final.
Como vários bairros de Ubatuba o Sertão do Ubatumirim também possui uma Associação de Moradores, presidida por Junior Inocêncio, nascido e criado no bairro, filho de Dona Madalena, enfermeira da comunidade.
É nessa comunidade que na primeira semana de julho realiza-se a Festa da Mandioca, nesse ano completa com muito sucesso a sua 8º edição. Cada ano a festa torna-se mais conhecida e já consta no calendário de eventos da cidade, envolvendo cada vez mais moradores na organização.
No bairro existe um Hotel Fazenda, casas para aluguel e bares, que servem o delicioso bolinho de mandioca com camarão, o mesmo que faz tanto sucesso na Festa da Mandioca.
Cada dia que passa o bairro está mais preparado para o turismo, um complemento a mais para as famílias que lá vivem.

Um comentário:

*!Carol!* disse...

Oi Fernando,

Concordo com vc... eu moro no sertao de ubatumirim... e realamente ...lah graças a Deus ainda eh um dos poucos lugares que nós moradores podemos viver na natureza...é maravilhoso acordar ouvindo a cachoeira...os passaros...nao tem preço!!! Mas uma coisa eu tenho que dizer... o turismo eh bom sim...desde que nao destruam nossa cultura... nossos costumes... tudo para melhorar a vida do turista...e nao a nossa...eu digo isso pq ao longo dos anos que moro aqui..eu vejo os turistas destruirem nossa regiao...jogam lixo nas cachoeiras...cigarros...achei até preservativos...poxa...isso nao eh legal...pq qdo acaba a temporada eles voltam as suas casas e nós ficamos ali...com o lixo deles...a destriçao deles etc...

Mas enfim, o sertao eh maravilhoso..e nao troco por nada!!!