terça-feira, 17 de junho de 2008

CAMARÃO BRANCO

Os Pescadores da região Norte de Ubatuba, mais precisamente das praias do Estaleiro, Ubatumirim e Almada, estão acordando mais cedo nestes meses. O motivo é o tão cobiçado Camarão Branco, que nos meses de maio a julho aparecem na baia de Ubatumirim. Na pesca artesanal, em canoas a remo, os pescadores passam o dia todo indo e vindo à baia, embaixo de sol ou chuva aproveitando a temporada do Camarão Branco. Alguns levam água, comida e gelo, ficam o dia todo na canoa repetindo a ritual da pesca. São aproximadamente quarenta pescadores dos três bairros.
Outra comunidade que também exerce esse tipo de pesca é a Enseada, com numero grande de pescadores artesanais.
A pesca é feita usando redes de fundo, com malhas pequenas e finas, de 6 cm , considerada pouco predatória pois as tartarugas e peixes grandes não são capturados, a malha fina é facilmente rasgada,
As redes são lançadas ao mar pela manhã, ainda de madrugada e visitadas constantemente, em intervalos de hora em hora, quando são recolhidos os camarões capturados. Caso algum peixe não comestível seja capturado, são soltos ao mar ainda vivos.
Diferente das redes de arrasto que pegam tudo que tem no fundo do mar prensando no sacador da rede. A pesca com rede de fundo não maltrata o pescado, que vem vivo para a canoa , exigindo agilidade do pescador, para não perder o camarão na hora de puxar a rede. O camarões vêm enrolados na malha, e ficam quietos enquanto estão na água. Ao sair da água, pulam desesperadamente tentando escapar, daí a esperteza do pescador em pegar o camarão e coloca-los na canoa rapidamente.
Os dias de ressaca são os melhores para a pesca do camarão branco. Há registros de pescadores que conseguiram pegar mais de 15 kg de camarão em um só dia. Houve também pescador que conseguiu pegar mais de 5 kg em uma só visita, mas com o mar ruim, na hora de chegar à praia , virou a canoa e perdeu tudo.
A maioria da produção capturada é comprada pelos comerciantes da região garantindo a venda do produto ainda fresco. Com a produção em alta o preço tende a cair, favorecendo o consumidor que pode apreciar os mais saborosos pratos da culinária local a preços mais atrativos.

Nenhum comentário: