quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

CUIDANDO DO LIXO

Fonte - VNEWS

PESCADORES DE UBATUBA VÃO AJUDAR A RETIRAR LIXO DO MAR

Os pescadores de Ubatuba terão um papel importante na preservação do meio ambiente local. A cidade foi escolhida para a fase experimental do módulo "Lixo na Rede", que será lançado nesta segunda-feira (2), na Escola Municipal Esteves da Silva, a partir das 14h. Por meio deste projeto, os pescadores serão incentivados a retirar o lixo do mar e trazê-lo para caçambas que serão colocadas nos principais pontos de chegada de barcos da cidade: Ilha dos Pescadores, Píer do Saco da Ribeira e Cais do Itaguá. O objetivo do projeto é promover a despoluição dos mares costeiros, estimulando os pescadores a trazerem para o continente todo o lixo recolhido nas redes durante a atividade pesqueira. Para realizar tal atividade, pescadores dos 260 barcos existentes em Ubatuba receberão um treinamento com certificado, além de kits, com sacos de lixo retornáveis e bandeirolas do Projeto Marinas, do qual o "Lixo na Rede" faz parte. A realidade atual Em sua rotina no mar, os pescadores, especialmente os barcos de pesca de camarão, que usam redes de arrasto de fundo, recolhem quantidades significativas de lixo, juntamente com o pescado, especialmente nas águas próximas aos centros urbanos e a desembocaduras de rios mais caudalosos. Este lixo costuma ser devolvido ao mar pelos pescadores, uma vez que eles não têm estrutura para recolher este resíduo. Segundo informações da Colônia de Pesca Z-10, o lixo encontrado no mar é bastante variado: vidro, metais, madeira e plásticos. Em condições extremas, pode-se recolher até 20 kg de lixo por embarcação, ao dia.

-

O BAR DE PRAIA ALMADA também participa da iniciativa. No inicio de janeiro de 2009, uma lixeira foi colocada no mar a aproximadamente cinqüenta metros da praia.
A idéia surgiu depois que uma lancha que passava pela baia deixou cair um saco de lixo na água desagradando moradores e turistas.
A praia da Almada sempre tratou o lixo com muita seriedade fazendo com isso que ele deixasse de ser um problema. As lixeiras e cinzeiros estão espalhadas por todo o bairro, principalmente na praia, um convite à conservação do ambiente limpo. A solução para o lixo das casas veio da construção da “Casa do lixo” com separação para reciclagem e coleta pela prefeitura três vezes por semana.





Nenhum comentário: