quarta-feira, 26 de novembro de 2008

BINGO

Praia da Almada - inicio dos anos 90

O professor da Almada fez um bingo para arrecadar fundos para a escolinha. Carteiras escolares, lonas e globo de bingo foram instalados no meio da praia do Engenho.
Foi um dia muito animado, como não havia microfone os números eram cantados na garganta e as pessoas revezavam para cantar as pedras.
Dentre as varias pessoas que se apresentaram para cantar o bingo estava Patrícia, menina bonita que vinha passar férias na Almada.
Após cantar varias pedras, Patrícia se enganou e se desculpou em voz alta: Aconteceu um equivoco aqui! Os moradores que sabiam o significado, mas não estavam acostumados com a palavra comentaram entre si: Hum equivoco heim! Ta gastando! Patrícia que ouviu os comentários falou em foz mais alto ainda. Pra quem não sabe equivoco é engano viu? Os moradores agora em coro gritaram: Hum engano heim!
O Russo assumiu o posto de cantador de pedras na hora do melhor premio e botou ordem na casa. Zilanda estava ao seu lado muito concentrada e a cada pedra cantada ela dizia: Não tenho! De tanto ouvir as palavras não tenho, Russo falou sem querer. Você não tem, mas os outros tem!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

LARANJA LIMA

Praia da Almada -anos 80

Jordão era o único morador da Almada que tinha em seu quintal um pé de laranja lima. Sempre muito cuidadoso com a arvore Jordão não deixava ninguém mexer nos frutos até que estivessem todos maduros.
Por morar na beira da estrada seu quintal era observado por todos, inclusive por nós adolescentes e travessos.
Foi num final de tarde após o futebol que tivemos a idéia de desfrutar sem permissão das frutas do seu Jordão.
Fazia parte do combinado Renato, Gerson, eu e o Adelson, este de apelido Paquinha, era o mais temido e arruaceiro do bairro. No bom sentido é claro!
Já era quase noite e rumamos estrada acima em direção a casa do Jordão. Enquanto caminhávamos íamos planejando a maneira mais eficaz de pegar as cobiçadas frutas sem sermos notado.
Paquinha o terrível, esqueceu o combinado e foi o primeiro a subir na laranjeira. Pegou a camisa amarrou as mangas junto com a gola para fazer saco, encheu de frutas e desceu para a estrada. Em seguida fomos nós. Tiramos a camisa e subimos na fruteira. Quando todos estavam na laranjeira, Paquinha que já tinha a camisa cheia e muito amigo começa a gritar: Jordão, acorda que ta cheio de gente roubando a suas limas!!!
Foi uma correria geral. Quem estava com a camisa quase cheia, largou tudo e saiu correndo.
Encontramo-nos na estrada e fizemos Paquinha dividir as frutas igualmente com todos.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

PIADA

Fazenda
Um argentino, um árabe e um indiano estavam viajando. Quando estava escurecendo, eles encontraram uma casinha no meio de uma fazenda e resolveram pedir para dormir uma noite lá.Chegando na casa, eles pediram ao fazendeiro se podiam descansar esta noite em sua casa para seguir viagem no dia seguinte. O fazendeiro respondeu:- Claro, mas só tem um problema, aqui em casa só tem mais dois lugares, um vai ter que dormir no celeiro.O indiano, sendo de um povo simples, falou:- Pode deixar comigo, eu já sou acostumado a viver na sujeira.E então lá foi o indiano dormir no celeiro.Dez minutos depois, alguém bate na porta da casa. Era o indiano que disse:- Olha, o senhor vai me desculpar, mas lá no celeiro há uma vaca, e as vacas são sagradas em nosso país, sendo assim, não poderei dormir lá está noite.Então o árabe, muto solidário se ofereceu para dormir no lugar do indiano.Após 10 minutos, batem à porta novamente. Era o árabe que foi falando:- O senhor irá me desculpar também, lá no celeiro há um porco, e no meu país, porcos são animais do diabo, então não poderei dormir lá também.Quando o argentino ouviu isso foi logo fazendo cara feia e falou em um grande mal humor:- Tá bom, tá bom, eu vou.E seguiu para o celeiro. Porém, 5 minutos após, batem à porta novamente. Era a vaca e o porco!!!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

FESTA DE ARROMBA

O Restaurante Jangada na praia da Almada foi palco de uma festa que adentrou a madrugada, desagradando os moradores da Almada no ultimo sábado.
Aproximadamente cento e cinqüenta pessoas estiveram no Restaurante para uma festa que juntou musica eletrônica em volume alto, pessoas alcoolizadas e muita baderna.
Ao lado do restaurante moram Seu Dico, Dona Benedita e Dona Luzia, todos com mais de setenta anos de idade.
Os moradores do bairro ficaram indignados com a falta de respeito e chamaram a policia mais de cinco vezes, que não compareceu ao local.
Nossa preocupação sempre foi manter a praia preservada para moradores e turistas em busca de tranqüilidade e qualidade de vida. Na praia os únicos eventos a noite que tem aval da comunidade é o Festival do Camarão e a festa de Reveillon.
Eventos como esse, não é bem visto pelos moradores, porque além de perturbar o sono, é um convite para pessoas com hábitos não recomendáveis para um ambiente familiar. Na ocasião da festa, moradores viram pessoas se sentindo a vontade para fumar maconha na praia.
A Associação de Moradores foi comunicada da festa e permitiu a sua realização. Resta saber se os moradores foram consultados. Se houve autorização faltou definir regras como horário para parar o som e proibir o uso de drogas.




quinta-feira, 13 de novembro de 2008

MAIS FOTOS

Passando a mão na bunda da Baiana - Salvador


Elevador Lacerda - Salvador
Pelourinho - Salvador





Jorge Amado e Eu em Ilheus




Protegido pelo Cristo - Ilheus

terça-feira, 11 de novembro de 2008

FINALMENTE SALVADOR

Pescadores puxam rede na praia de Amarelina a 3Km de Salvador


Farol da Barra

Vista do Elevador Lacerda

Abraço na baiana no Pelourinho, minimo de 5 reais

Capela no Pelourinho, muito ouro por dentro




Eu no Elevador Lacerda

domingo, 9 de novembro de 2008

RUMO A SALVADOR 5º DIA

Eu, na travessia a Morro de São Paulo
Pier principal de Morro de São Paulo




Tati a garçonete simpatica junto com o amigo Gedeval, em Morro de São Paulo

Uma das várias Praias de Morro de São Paulo





Sol, muito sol!!!!








RUMO A SALVADOR 4º DIA

Baiana pesca no rio em Itacaré


Praia BA

Praia de Tiririca - Itacaré - Palco dos campeonatos de surfe


Praia da Ribeira - Itacaré




Camamu Ba - a 20 km do mar

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

RUMO A BAHIA 3º DIA

Companheiro de viagem Baiano, saboreando Guaiamum na praia de Canavieiras BA



Ilheus BA


Prainha - Municipio de Valença BA











Praia de Canavieiras BA










Coqueiro BA







Iemanjá no cais do Porto de Canavieiras BA






Tomamos um belo café da manhã em Porto Seguro e antes das nove da manhã estávamos na estrada em direção a Ilhéus.
Uma parada em Canavieiras para o almoço e ver as belezas naturais daquele lugar foi a sugestão do amigo conhecedor do Nordeste.
Alem das belezas naturais á cidade é cuidada com muito carinho e nos mínimos detalhes. Conta ainda com um povo hospitaleiro e simpático. Uma estatua de iemanjá decora o cais do porto.
Ilhéus dispensa comentários. Como diz Caetano. É liiinda! Uma natureza exuberante juntamente com igrejas centenárias. A cidade assim como a maioria a beira mar, fica a beira de um rio. E diferente dos demais que já vi. Antes de chegar ao mar, faz uma curva dando um charme especial a cidade.
Hoje dormimos em Itabuna, interior da Bahia. Amanhã se tudo der certo, chegaremos ao destino final.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

2º DIA - RUMO A BAHIA


Saímos de Marataízes no Espírito Santo pela manhã e anoitecemos em Porto Seguro. Não vai ser dessa vez que vou comer a famosa moqueca, a menos que troque o café da manhã por postas de peixe misturadas com dendê.
Nosso destino final é Salvador . Diz o Baiano que é lindo o lugar. Vou ter que conferir. Fazer o que?

Guarapari ES - lugar lindo

Indo em direção a Guarapari ES

Itaóca ES - nada de especial






Meu amigo Baiano

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

RUMO A BAHIA



Finalmente colocamos em pratica o projeto de viajar de carro até Morro de São Paulo na Bahia.
Acordei as cinco da manha, peguei meu carro e segui a Rio-Santos até a cidade de Itaguaí para encontrar meu amigo Baiano.
Velho conhecedor das estradas do Nordeste. Baiano, alem de ser uma boa companhia é capaz de dirigir por horas sem a necessidade de eu estar acordado.
Hoje andamos mais de seiscentos quilômetros na Rio-Santos. Avistamos o mar somente na saída do Rio de Janeiro, mais precisamente em Niterói. Os demais quilômetros eram criações de gado e plantações de cana de açúcar.
O encontro com o mar foi pouco antes do anoitecer numa cidade chamada Marataízes no Espírito Santos. Alugamos dois quartos numa pousada a beira mar, muito simpática, mas com muitos pernilongos. Amanhã seguiremos até Porto Seguro. Diz o Baiano que tem uma moqueca parecida com a minha lá. Vou conferir de perto.



Ponte
Rio Niterói

terça-feira, 4 de novembro de 2008

ENGENHO DE CACHAÇA

Os antigos moradores da Almada diziam que existia um engenho de cachaça há alguns metros da praia. A pequena produção era escoada pelo rio no canto direito da praia da Almada e, dizem ainda, que canoas de voga entravam rio adentro cheio de canas. Hoje o pequeno rio, mal molha os pés.
Em depoimento sempre sorridente, seu Leodoro, “in memorian”, contava que a pequena produção mal dava para ser vendida para a cidade e os moradores da região consumiam antes de serem levadas nas canoas.
Pra se ter idéia de tempo, Seu Leodoro não viu o engenho em funcionamento, apenas ouvia as histórias contadas por seu pai. Seu Leodoro faleceu em 2006 com setenta e dois anos.
Naquele tempo, a praia da Almada era conhecida como Praia do Engenho e vice versa.
Não se tem uma explicação para a troca dos nomes, mas prometo investigar.

sábado, 1 de novembro de 2008

REUNIÃO

PETROBRAS – PROJETO MEXILHÃO

A Petrobras convida todos os moradores de Ubatuba para reunião no dia dez de novembro de 2008 as oito e trinta no Colégio Anchieta. A pauta principal é a instalação da Plataforma Mexilhão, dutos, áreas de interferência, esclarecimento ao setor pesqueiro e outros.
Haverá vans e ônibus para o transporte dos moradores dos bairros saindo as sete horas.
Do lado Norte de Ubatuba estará saindo uma van do Camburi, outra da Almada e um ônibus da Vila da Picinguaba, o mesmo seguirá pegando os moradores das praias do Estaleiro, Sertão do Ubatumirim, Ubatumirim e Prumirim.
No lado sul da cidade um ônibus estará saindo as sete horas da manhã da Praia da Caçandoca e pegando os interessados nos demais bairros até o centro da cidade
É importante a participação de todos. Principalmente da área pesqueira, que de alguma forma será afetada pelo projeto.