quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

TEMPORADA

Mais um ano se passou e a tão esperada temporada esta de volta. Lembro como se fosse ontem das pessoas reunidas na praia para a festa de Reveillon.
O momento é de preparação para receber o turista que vem de todos os estados brasileiros. Com a alta do dólar acredita-se que o numero de visitantes seja maior nessa temporada.
O número de habitantes nas cidades litorâneas triplica. Há filas para tudo, posto de gasolina, açougue, bancos... No caso dos bancos só aumentam.
Este é o modelo de turismo das principais cidades brasileiras. Verão muito quente, férias escolares e festas, são os atrativos que lotam cidades em apenas três meses do ano.
O ideal seria um fluxo menor e constante de turistas durante o ano todo, ainda que somente nos finais de semana. Todos sairiam ganhando. O turista seria mais bem atendido no comércio, facilidade no estacionamento, pousadas e não haveria disputa por espaço nas praias e nem a eterna fila de carros nas estradas de acesso ao litoral.
Os comerciantes ganhariam o ano inteiro. Os empregos deixariam de ser temporários. Com menos gente, a qualidade do atendimento melhora, há mais tempo para o turista.
Isso seria o ideal para as cidades turísticas. Difícil é convencer o turista a vir para a praia nos meses de abril, maio e junho. Um calendário cultural poderia atrair o proprietário de casas de veraneio e visitantes a Ubatuba nos meses de baixa temporada. É preciso encantar o turista e depois de tantos anos, ainda estamos à procura da fórmula perfeita.

Nenhum comentário: